quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como tudo começou


Tudo tem um começo! Tudo mesmo! Sua vida, seu relacionamento atual, seus relacionamentos passados, sua diversão favorita... Enfim, tudo de alguma forma começa e assim nasce esse blog!

Então para começar darei algumas sugestões de leituras que irão ajudar um futuro empresário na sua longa e dura jornada.

A indicação mais "lugar comum" é o famoso livro de Fernando Dolabela, considerado por muitos a bíblia do empreendedorismo brasileiro, que tem como título "O Segredo de Luísa: Uma idéia, uma paixão e Plano de Negócios". De fácil leitura, esse livro narra a criação da empresa da Luísa e o sucesso alcançado por ela. O livro é interessante pois mescla a narrativa da história com informações técnicas e formulários de trabalho, tornando uma leitura bastante agradável para todos os níveis.

Outra indicação clichê são os livros da serie "Pai Rico, Pai Pobre", em especial o primeiro. Abre a mente e aguça a quase necessidade de abrir a sua própria empresa! 
CUIDADO!!! Se você está ainda em dúvida sobre abrir ou não uma empresa, não leia esse livro!

Mais dois livros clássicos são "Os Axiomas de Zurique" e "A Arte da Guerra". O primeiro trata de algo que o futuro empresário tem que saber viver com ele e ter estômago para suportar: o risco! Já o segundo, traça estratégias para você dominar o seu inimigo. E, acredite nisso, abrir uma empresas é ganha automaticamente inúmeros inimigos.

Saindo um pouco dos livros, posso citar alguns temas que devem ser de conhecimento do futuro empresário.

O primeiro tema é bem amplo: Economia. Não estou falando da economia pura e científica, que se estuda em universidades; nem da economia doméstica de tentar comprar sempre o que apresenta melhor custo-beneficio. Estou aqui falando da conjuntura econômica que está sendo vivida no momento. Para isso é mais que necessário acompanhar os grande portais de noticias; ler revistas como a Exame, PEGN, Istoé Dinheiro; jornais nacionais como o Valor Econômico e o Brasil Econômico; se seu inglês for "afiado" tente também dar uma passada nos estrangeiros como o New York Times; enfim ficar antenado com o mundo e com o movimento do dinheiro.

O segundo tema é o Marketing. Essa palavra mágica foi bem deturpada ao longo do tempo, contudo é uma ciência maravilhosa, com assuntos clássicos dos quais sugiro começar com um estudo sobre Os Quatros P's do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção). E para continuar com outro TOP leia As 5 Forças Competitivas de Porter. Surpreenda-se com coisas óbvias, que passam na sua frente e que você só percebe quando a oportunidade já está perdida. O papa do marketing é Philip Kotler e o seu livro Administração de Marketing.

Por fim, e por mais que pareça lógico e simples, nem sempre é feito por todos. Leia absolutamente TUDO sobre o seu ramo de atividade. Por mais que você domine o assunto, que conheça as engrenagens do mercado, sempre existe novidades e conhecimento para ser consumido.

Enfim, esteja preparado, com o máximo de conhecimento possível e com o canal de conhecimentos sempre aberto para novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário