quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Qual nome colocar na sua empresa?



Quem já passou por isso sabe o quão difícil é encontrar o nome perfeito para sua empresa. Normalmente gastam-se horas e horas em busca daquele nome que vai acender a lâmpada mágica do sucesso.

Se pesquisares pela internet (e certamente você está fazendo isso agora, senão, como teria chegado até esse blog?), encontrarás diversos sites e publicações com dicas sobre o assunto. Elenco abaixo alguns links, até mesmo para poupar seu trabalho de voltar ao Google:


Existem muitos outros links e sites sobre o tema e não pretendo ficar chovendo no molhado. 
Tentarei aqui passar alguns pontos mais práticos sobre o assunto e pelos quais já passei.

NOME DA EMPRESA = SITE DA EMPRESA

Para mim que sou da área de TI, é condição básica que o nome da minha empresa tenha o domínio nomedaempresa.com.br disponível. “Ah, mas eu posso usar o domínio somente .com ou então .eng.br (engenharia) ou imb.br (imobiliária)!!”
Sinto muito amigo!!! Você até pode, mas NÃO DEVE!!! E ponto final!!! Não pode e pronto!!! Igual ao que fazemos com nossas crianças, tome isso como uma norma e regra inquebrável.
Seu site é uma das principais maneiras do seu cliente te contatar (para algumas empresas, é a principal), assim é fundamental que o site seja de fácil lembrança e que seja acessado de maneira instintiva. NOME.com.br e pronto. 

UTILIZE NOMES ABERTOS

Evite utilizar nomes do tipo “Só Vassouras”, “Minha Bicicleta” ou “João do Carro Popular”. Esses nomes fecham o seu negócio e é muito caro mudar um nome após anos de trabalho e conquistas.
Se eu precisar comprar um rodo ou uma flanela, certamente não irei lembrar da “Só Vassouras”. Vou preferir ir no “Rei do Material de Limpeza”, pois lá não encontrarei SOMENTE vassouras, e sim, tudo que preciso para limpeza de minha casa. Idem para comprar um patinete ou skate, ou aquele carro bacana e importado.

USO DE OUTROS IDIOMAS

Esse é um tanto polêmico. Existe quem defenda somente a língua nativa, enquanto que outros acham que isso não tem importância. O que me leva a acreditar na máxima de que TUDO DEPENDE!
Imagine uma empresa de tecnologia com um nome inglês, tipo “Enterprise Solutions”? Bastante aceitável. Contudo Azevedo Lumber (Lumber = Madeireira) não trará informações suficientes para os seus clientes principais clientes e tenderá ao preciosismo exagerado e ao estrangeirismo. Assim, creio que o ramo de atividade seja um fator determinante para adotar ou não essa opção. Analise os nomes dos seus principais concorrentes e veja para que lado da moeda o mercado está tendendo e tome sua decisão.

NOME DA CIDADE OU ESTADO

Assim como dito nos “nomes abertos”, colocar o nome de sua cidade ou seu estado pode fechar bastante as possibilidades de crescimento de sua empresa, ainda mais em tempos de internet e mercados globalizados onde seu cliente pode estar em qualquer ponto do planeta. Além disso, em cidades menores, que normalmente possuem cidades vizinhas, existe um certo bairrismo que pode atrapalhar os negócios, e não pretendemos perder clientes por causa do nome da sua empresa, correto?

GÍRIAS OU REGIONALISMO

A menos que sua empresa seja do ramo de entretenimento, dificilmente será bem vista uma empresa que tenha no nome uma gíria ou termos regionais. Ou será que alguém irá contratar a “Colé Meu Brother Consultoria Jurídica”? Assim, gírias e regionalismos devem ser evitadas.

2 comentários:

  1. tenho um empresa de sabonetes ,queria juntar o sobrenome roseira com santos,mas n tenho ideia,me ajude.

    ResponderExcluir